Coordenações

CODSEX- Coordenação LGBT

 

A Coordenação da Diversidade Sexual procura tornar o ambiente universitário mais acolhedor para todas as pessoas que não se encaixem nos padrões heteronormativos de sexualidade e gênero.

A agenda da CODSEX é construída em conjunto com os coletivos LGBT, movimentos socias LGBT organizados, núcleos de pesquisa e extensão e pessoas comprometidas com a causa.

 

Desde 2015, a UnB realiza anualmente a Parada do Orgulho LGBTQI+, trata-se de uma demanda da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) que conta com o apoio institucional da Diretoria da Diversidade.

 

CODIM- Coordenação das Mulheres

 

A Coordenação das Mulheres promove políticas institucionalizadas para a promoção e proteção dos direitos das mulheres no contexto universitário. Suas ações são orientadas para o enfrentamento a todas as formas de expressão de violência contra as mulheres: assédio moral, sexual, constrangimentos, sexismo, machismo e misoginia.

 

A CODIM oferece atendimento e acolhimento especializado às estudantes e servidoras (docentes, técnica-administrativas e terceirizadas) e desenvolve uma agenda de atividades para a promoção ativa dos coletivos fumistas, núcleos de pesquisa, projetos de extensão e demais pessoas comprometidas com a igualdade de direitos.

 

 

COQUEI- Coordenação Indígena


A Coordenação Indígena é responsável por acolher e acompanhar os estudantes indígenas da UnB, do vestibular até a conclusão do curso. Para isso, desenvolve junto às estudantes estratégias de enfrentamento aos desafios para o acesso e permanência de indígenas na Universidade com respeito às suas especificidades.

 

O Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas, conhecido como Maloca, é o espaço de acolhimento psicopedagógico, individual e/ou coletivo dos estudantes Indígenas, da Graduação e da Pós-graduação.

 

COQUEN- Coordenação Negra


A Coordenação Negra oferece acolhimento aos estudantes negros e negras e trabalha juntamente com eles para promover políticas de combate às desigualdades, aos preconceitos e à discriminação.

 

O Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília (CCN/UnB) é um Centro de Referência Étnico Racial criado em 2006 para fortalecer a promoção negra. É um espaço institucional e multidisciplinar de dinâmicas e atividades relacionadas à presença da população negra.

 

O CCN dá suporte ao Programa AFROATITUDE e às ações dos Coletivos negros estudantis e mantém uma agenda de atividades voltadas para o fortalecimento da cultura, da religiosidade e do empoderamento das pessoas negras na UnB.

 

 

DIRETORIA DA DIVERSIDADE - DIV
Decanato de Assuntos Comunitários/DAC
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília – DF - CEP 70910-900
Telefone: (61)3107-2645 - e-Mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Facebook: @DiversidadeUnB